segunda-feira, 23 de julho de 2018

OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL

(extraido doJornal AntasNoticias jun2018)


Através do Sínodo, os nossos jovens percebem que a Igreja lhes está a dar voz e vez!

O Grupo de Jovens da Paróquia de Santo António das Antas tem vindo a trabalhar no sentido de refletir e dar resposta às várias questões que se têm levantado em torno desta questão.
Para os nossos jovens, tem sido muito importante verem que a Igreja se direciona, cada vez mais, para eles e lhes dá importância e que o Sínodo deseja ouvi-los e dirige-se a eles como sujeitos e protagonistas.

É no sentido do apelo do Papa Francisco: “sair do sofá”, “assumir a vida”, “ir além da cultura do usar e deitar fora”, “falar com coragem”, “ser protagonista”, “sentir-se em casa quando se está na Igreja”, “participar na revolução da ternura”, “assumir o poder como um serviço”, “fazer e não apenas dizer”, “olhar os outros como uma grande família”…, que os jovens foram ousados e, durante este ano, refletiram, estudaram e promoveram várias atividades em grupo e em comunidade que os fizeram crescer e evoluir nesse sentido.

Participaram ativamente em debates e promoveram vários encontros como a “Morte não é o fim”, “Alepo”, “Valor da vida”, “Na estrada da Vida decides Tu”. O Papa Francisco destaca a possibilidade de uma “filosofia da bofetada cultural” que promova a diferença, o encontro/diálogo entre gerações capaz de originar “velhos que sonham e jovens que profetizam” ou, ainda, o assumir da “artesanalidade” (fazer-se com criatividade)…

E com o objetivo de promover estes encontros e diálogos, o grupo de jovens, no passado dia 4 de maio, preparou o debate “ Conflito de Gerações” onde tiveram a oportunidade de diálogo e encontro com outras gerações. Os jovens começam a perceber que Deus está conectado connosco e deseja que nos conectemos com ele.

Cláudia Luciano

Sem comentários: