quinta-feira, 1 de janeiro de 1970

CAPELA DE CONTUMIL


A capela de Santo António de Contumilfoi recentemente adquirida pela paróquia de Santo António das Antas.

A sua aquisição fora desde sempre um desejo do “Senhor Abade”, Cónego Joaquim Carvalho de Sousa e acalentada pelo Padre José Lopes Baptista, sobretudo a partir da celebração centenária do seu nascimento.

A capela fazia parte da quinta de Santo António de Contumil,tendo sido mandada construir em 1634 por António Carvalho, cidadão da cidade do Porto, para si e sua família, como podemosconfirmar pela inscrição que encima a entrada principal, e pela consultado livro, entre outros, “Um Porto de Memórias”, editado pelaFundação para o DesenvolvimentoSocial do Porto.

Ao longo de quase 400 anos, apesar de ser um templo de propriedade privada, foi sem dúvida o exclusivo espaço de culto para os habitantes daquele lugar, que ali alimentaram uma devoção especial a Santo António. Além de na capela se ter celebrado, provavelmente desde a sua edificação, a eucaristia de todos os domingos e diassantos, serviu de estrutura para várias actividades, nomeadamente para a catequese e aí nasceu o agrupamento dos Escuteiros de Santo António das Antas.

A dificuldade em conseguir sacerdote levou a que presentemente a celebração dominical seja apenas quinzenal, alternadamente com a capela de Nossa Senhora da Conceição de Belém.

É sem dúvida um motivo de júbilo a aquisição desta “jóiaespiritual”, que será, como esperamos, um polo aglutinador para a Fé e para o crescimento em comunidade de todos quantos ali vivem.

Como nos dizia o nosso Pároco na folha dominical do Baptismo do Senhor, será grande a alegria do Cónego Joaquim, lá no Céu, com este gesto que fizemos em sua memória. A elaassociamos o Padre Fernando Teixeira Dias, que recentemente partiu para a Casa do Pai e durante tantos anos acompanhou de um modo particular esta comunidade, a quemchamávamos, com carinho e amizade, “Abade de Contumil”. 

Sem comentários: