terça-feira, 5 de abril de 2016

Círio Pascal, 2016

Paróquia de Santo António das Antas
Círio Pascal, 2016

O mais representativo símbolo figurado no nosso círio pascal é a Cruz, pela qual Cristo redimiu o mundo.
Recordemos as palavras do nosso Bispo e seus auxiliares, na mensagem preparatória para a Páscoa:Façamos da Cruzo sinal maior e o símbolo expressivo desta Caminhada da Quaresma-Páscoa, 2016. É na Páscoa que mais e melhor resplandece o rosto da misericórdia divina, que é Cristo, crucificado e ressuscitado.

A cor azul da base do nosso círio pretende representar a Terra, o chamado planeta azul, pela abundânciade água nele existente, a qual simboliza a purificação de todos os males.
            A Cruz está como plantada no azul (a Terra),significando a perpetuidade do mistério da Redenção.
Debaixo da Cruz está o monograma de Cristocom as suas iniciais gregas, como se encontra no topo da fachada da nossa igreja.

No lado direito da Cruz está figurado um dos símbolos da nossa diocese, a rosácea da Catedral. Manifestamos deste modo a união da paróquia à sua Igreja-mãe e o agradecimento a Nossa Senhora, que de uma forma discreta, quase despercebida, esteve sempre presente e ligada a seu Filho.
As rosáceas das igrejas e catedrais góticas, que na sua maioria invocam a presença da Virgem, como acontece na bela rosácea da Sé do Porto, dedicada à Senhora da Assunção, transmitematravés da sua beleza, luz e cor, espiritualidade e transportam-nos para uma forma de louvar o Criador e glorificar também sua Mãe.

No lado esquerdo está representado o vitral do nosso Batistério,intimamente ligado ao simbolismo do círio pascal. É através dele que os pais e padrinhos, no dia do batismo de seus filhos e afilhados, manifestam o compromissode levar-lhes a Luz de Cristo.
No lado oposto da Cruz está representado um peixe, identificação dos primeiros cristãos, como podemos verificar, nomeadamente nas catacumbas de Roma. É que as letras da palavra que significa peixe em grego são as iniciais das palavras do monograma, que em português se traduz: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.

Sem comentários: