terça-feira, 3 de março de 2020

Conferência sobre “A água que une”

Terça dia 03 de março (21h30) no Auditório Paroquial
PARTILHA QUARESMAL

Na sua mensagem para a Quaresma escreve o Papa: “Colocar o Mistério pascal no centro da vida significa sentir compaixão pelas chagas de Cristo crucificado presentes nas inúmeras vítimas inocentes das guerras, das prepotências contra a vida desde a do nascituro até à do idoso, das variadas formas de violência, dos desastres ambientais, da iníqua distribuição dos bens da terra, do tráfico de seres humanos em todas as suas formas e da sede desenfreada de lucro, que é uma forma de idolatria”.
Como sabemos “dar esmola”, como ensina Jesus, é muito mais do que dar o que sobra. Contemplemos a viúva pobre, que deu tudo, que deu o que lhe fazia falta. Sabemos também que Jesus se esconde dentro “dos irmãos mais pequeninos” e que, servindo-os, é a Ele que servimos. Como diz o Papa “a partilha, na caridade, torna o homem mais humano”. O Senhor Bispo do Porto comunicou que, este ano, a partilha quaresmal se destinará à adaptação de espaços e instalação de «camas de emergência» para os sem-abrigo. No Plano Pastoral da nossa Paróquia, propusemo-nos também apoiar um projeto de água para Moçambique, o Projeto “Água viva”: colocar uma cisterna de água num bairro em Pemba. P. 
José Baptista






CONFERÊNCIA “A água que une”

O tema da água uniu um número simpático de paroquianos, no serão de 3 de março, para escutar, numa 1ª parte, o Prof. Poças Martins que nos trouxe experiências da sua vida profissional bem como curiosidades de outras geografias e sobre o futuro, tudo em torno do tema da água. Foi em tom de otimismo e esperança que o orador informou que, apesar de um mundo de acentuados contrastes económicos, o problema da escassez de água tem soluções técnicas, de que é exemplo a dessalinização, e económicas, com o decréscimo acentuado do custo da energia solar, necessária para a transformação da água salgada em água potável. Assim haja vontade.

Na 2ª parte desta conferência, escutamos o relato da realidade de Pemba, em Moçambique, para acesso à água, pela voz dos Padres Missionários da Boa Nova, população a quem o Projeto “Água Viva” pretende ajudar. Muitas vezes, e dependendo da perduração da estiagem, os missionários têm que percorrer muitos quilómetros para coletar água das chuvas em bidões, bem como lenha para cozinhar, e fazer chegar estes recursos à escola para a nutrição das crianças. O Projeto centra-se na instalação de uma cisterna de água numa escola de Pemba, tendo-se decidido com base no Plano Pastoral da nossa Paróquia que é objetivo da nossa comunidade apoiar este Projeto.



PROJETO “ÁGUA VIVA”

Na noite de 3 de março, pela voz dos Padres Missionários da Boa Nova, escutámos um relato sobre um dos bairros de Pemba, em Moçambique, nas suas dificuldades no acesso à água. Muitas vezes, e dependendo da perduração da estiagem, os missionários têm de percorrer muitos quilómetros para coletar água das chuvas em bidões, bem como lenha para cozinhar, e fazer chegar estes recursos à população e à escola para a nutrição das crianças.~

Com base no Plano Pastoral da nossa Paróquia iremos contribuir na instalação de uma cisterna de água. O orçamento será à volta de 10 mil euros.

Poderão participar: ou através da secretaria Paroquial ou pelo envelope próprio que se encontra no placard da Igreja colocando-o no ofertório da Eucaristia ou através da conta bancária: 073.10.007507-3 CONTA ASSOC.COLET.
Nome Cliente: FABRICA IGREJA SANTO ANTONIO ANTAS
IBAN: PT50.0036.0073.99100075073.16
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Sem comentários: