sábado, 14 de março de 2020

Medidas de contenção e prevenção do contágio por COVID-19

COMUNICADO
Medidas de contenção e prevenção do contágio
por COVID-19

Tendo em conta as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a recente Declaração de Pandemia, por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em consonância com as recomendações das Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e da Diocese do Porto, ouvida a Comissão Permanente do Conselho Paroquial de Pastoral da Igreja de Santo António das Antas, adotámos as seguintes medidas de contenção:

1. SUSPENDER todas as EUCARISTIAS – A começar neste fim-de-semana de 14 e 15 de março e por tempo indeterminado. Aconselhamos todos os paroquianos a assistirem à transmissão da Santa Missa Dominical (na RTP 1 às 10h30 ou na TVI às 11h00), com todo o respeito e atenção, manifestando e expressando assim plena comunhão com a Igreja que celebra o Memorial do Domingo neste Dia do Senhor.

2. EUCARISTIAS DIÁRIAS – O Pároco celebrará em cada dia a Eucaristia sem a presença da assembleia. Nessa celebração assumirá, não só as intenções já marcadas, como as que venham a ser marcadas.

3. SECRETARIA PAROQUIAL – Estará aberta de segunda a sábado (exceto em dias feriados) e será atendida uma pessoa de cada vez no horário das 10h30 às 12h00 e das 16h30 às 18h00.

4. HORÁRIO DE ABERTURA DA IGREJA – De segunda a sábado, para oração pessoal, a Igreja estará aberta das 10h00 às 12h00 e das 16h00 às 18h00. Procurem guardar entre si uma distância de, pelo menos, 1 metro nos bancos da Igreja.

5. CELEBRAÇÕES EXEQUIAIS (funerais) – Se possível, estas celebrações deverão contar apenas com a participação dos familiares mais próximos. Em qualquer circunstância, alerta-se aos participantes que devem seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde. O Pároco assumirá, numa celebração sem a participação da assembleia, as intenções de 7.º e 30º. dia.

6. CELEBRAÇÕES PENITENCIAIS (Confissões) – Todas as datas previstas para as Confissões quaresmais, nas Paróquias da Vigararia do Porto Nascente, estão canceladas. Serão propostas novas datas a anunciar após a Páscoa. Porém, tomadas as devidas precauções, jamais se negará a Confissão a quem a pedir.

7. CATEQUESE (Infância e Adolescência) – Relativamente à catequese, de todos os grupos e idades, comunicamos que estão suspensas todas as atividades até aviso em contrário.

8. GRUPOS PAROQUIAIS – Os grupos paroquiais devem evitar as reuniões presenciais, recorrendo ao contacto por meios eletrónicos.

9. VISITAS aos DOENTES e IDOSOS – Estão suspensas as visitas aos Lares e Hospitais, quer por parte do Pároco, quer por parte dos Ministros Extraordinários da Comunhão, exceto em situações extraordinárias.

10. SEMANA SANTA – O programa para o Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa será divulgado oportunamente. Estão suspensas, este ano, a VIA SACRA (sexta-feira santa) e a VISITA PASCAL.

Estas medidas não cancelam a Quaresma. Pelo contrário, impelem-nos a “vivê-la de forma mais radical, cultivando a virtude da humildade, renovando a prática da fraternidade solidária, valorizando os laços afetivos familiares, fazendo da nossa casa uma Igreja doméstica, optando por um estilo de vida mais sóbrio e centrado no essencial”. Temos uma oportunidade única para voltar à leitura pessoal e à meditação da Palavra de Deus e a outras práticas de oração em família. Também aqui, todos renasce(re)mos, na Páscoa que se deseja nos traga a graça de um tempo novo

Pe. José Lopes Baptista, Pároco
13 de março de 2020

Sem comentários: