Festa do Padroeiro
13 de Junho de 2008
No dia festivo, pôde assistir-se, na Igreja de Santo António das Antas, a um belo Concerto, proporcionado pelo Coro do Mosteiro de Grijó.
Do programa das Comemorações, destacaram-se, no dia 14 de Junho, a Missa Solene de Acção de Graças, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Manuel Clemente; e a Bênção das novas instalações da sacristia, secretaria e capelas mortuárias.
Em seguida, decorreu um Jantar-convívio, no logradouro do Centro Social das Antas, com a participação de mais de 200 paroquianos, que foi muito agradável e alegre. Naquele espaço foi possível apreciar uma pintura mural da autoria da pintora Maria Pereira Ferreira, representando a Igreja e a imagem do «nosso» Santo António, que assinalou de forma especial a feliz efeméride. Foi também apresentado um painel evocativo, composto por 7 faixas, preenchidas por alguns grupos da Paróquia (catequese, escuteiros, utentes do centro de dia, …) com desenhos, pinturas e palavras, aludindo às próprias vivências da fé e às experiências de comunhão que vão fortalecendo a nossa comunidade paroquial.
Com alegria, compreendo que o programa comemorativo da Festa do Padroeiro e da Paróquia, por valorizar a arte como forma de expressão e por propiciar o encontro alegre de cada um com Deus e com os outros, esteve em perfeita harmonia com as intenções de oração apontadas pelo Santo Padre para os meses de Maio e de Junho de 2008. É que todos os anos, o Papa, na sua «solicitude por todas as Igrejas» (cf. 2 Cor. 11, 28), entrega ao Apostolado da Oração as suas intenções (duas intenções em cada mês, uma geral e uma missionária), para que sejam divulgadas entre os fiéis, de forma que estes possam unir-se fraternalmente em oração.
Durante o mês de Maio, Bento XVI sugeria aos fiéis que rezassem “para que os cristãos valorizem mais a literatura, a arte e os meios de comunicação, para favorecer uma cultura que defenda e promova os valores da pessoa humana.”
Em Junho, a intenção geral de oração do Santo Padre é para “que os cristãos cultivem uma amizade profunda e pessoal com Cristo, para assim poderem comunicar a força do seu amor às outras pessoas”.
Podemos, neste ambiente festivo, associar-nos a estas justas intenções, na nossa oração e no nosso viver, uma vez que a Paróquia das Antas se filia na Igreja de Cristo, presidida pelo sucessor de Pedro, e abraça a Missão de congregar e de evangelizar a humanidade.
Com certeza, o programa de comemoração dos 70 anos da nossa Paróquia ajudou a multiplicar as ocasiões em que todos, reunidos em comunidade paroquial, rezando e partilhando muito das nossas vidas, podemos crescer no que é verdadeiramente essencial, como aprendemos do exemplo e da pregação de Santo António, bem como das orientações que o Santo Padre nos transmite – no Amor incondicional a Deus e ao próximo.
Sem comentários:
Enviar um comentário