domingo, 14 de abril de 2013

Peregrinação a Fátima 2013

Peregrinação a Fátima aos olhos duma criança 



 

No passado dia 6 de Abril partimos do Porto, pelas 9h e viajamos até Fatima de camioneta.
Chegámos pela hora do almoço, e pela primeira vez em vários anos estava um lindo dia de sol, que felizmente se manteve durante todo o fim de semana. Ficamos hospedados na Casa das Irmãs Dominicanas, um sítio com quartos muito grandes e agradáveis. Depois fomos almoçar, as refeições eram deliciosas e as funcionárias muito simpáticas.
No início da tarde participámos na Via Sacra de Fátima, que é realizada num percurso ao ar livre que termina numa pequena capela. Depois visitámos a loca do Anjo, que é onde o Anjo apareceu aos 3 Pastorinhos para os preparar para a visita de Nossa Senhora, também fomos conhecer a casa dos Pastorinhos, que ainda está próximo daquilo que era quando eles lá moravam. Também fomos conhecer o Museu da Vida de Cristo que tem imagens em cera que representam várias cenas da vida de Cristo.
Á noite, após um jantar muito agradável, dirigimo-nos ao santuário para rezar o Terço na Capelinha das Aparições e participar na Procissão das Velas.
Domingo de manhã não existiram actividades até à missa celebrada no Santuário ao ar livre, e depois de almoço viajámos até Tomar onde visitámos o Convento de Cristo, um dos tesouros arquitetónicos do período Manuelino e que era muito bonito.
Cerca das 20 h chegámos ao Porto depois de um fim de semana diferente e passado em boa companhia.
André e Daniel Serra
Peregrinação a Fátima aos olhos dum adolescente/adulto...
Sentido de peregrinação, Atitudes, Participação, Testemunho
A Peregrinação é uma jornada empreendida, por motivos religiosos, a um lugar considerado de algum modo sagrado ou milagroso. Quase todas as religiões adoptaram as peregrinações como forma de culto religioso. O caminho da peregrinação é, já por si, um universo com facetas religiosas, místicas, turísticas e físicas entre outras, e cada peregrino vive-o de forma especial. O peregrino leva um destino na mente e um propósito no coração.
Foi assim deste jeito que a Paróquia de Santo António das Antas propôs a quem podia e se quis associar uma ida ao Santuário de Fátima em Peregrinação.
Foi muito bom! O sentido de Igreja, o respeito de um por todos e todos por um, a interajuda, a alegria, o respeito e cumprimento dos horários estipulados, foram sem dúvida motivadores de novas experiências e vivências da Fé em grupo (comunidade).
Foi um tempo lindo que vivenciamos, a energia da fé em cada peregrino tornou-se em sinal de partilha, solidariedade e testemunho Cristão. Em determinados momentos brotava do meu ser um “grito: ”Ó como é bom vivermos como irmãos!... Este sentimento falava alto sobretudo no Caminho da Via Sacra, quando pessoas se abeiravam da cadeira de rodas e ofereciam as suas forças para levarem a Alexandra. Algumas vezes nos comovemos rendidas a tanta generosidade!
Neste peregrinar devemos dizer como S. Paulo: “Tudo posso n’Aquele que me conforta”! Louvemos a Deus e Maria por tanto bem que nos concederam durante o fim-de-semana em Fátima.
 Ali desde o alojamento, Via Sacra, visita ao Museu Vida de Cristo, Terço na Capela das Aparições e a Eucaristia de Domingo com a procissão do adeus, foram sem dúvida “balões de oxigénio da Fé”. Obrigada aos Organizadores por tudo que fizeram pelo grupo, assim está bem, vale a pena continuar!
       
          Alexandra e Conceição  Gomes




Sem comentários: