sábado, 13 de junho de 2020

Dia de Sto António 2020

Dia do Padroeiro Eucaristia Solene às 19h com o Sr. Bispo do Porto

Pregador da Palavra, feita comunhão com os pobres (Santo António)
"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa", disse um dia Santo António. Na certeza que “quem dá ao pobre empresta ao Senhor” e o Senhor “lhe retribuirá o benefício”, como se em Provérbios 19,17.
Estamos a celebrar a Festa do nosso Padroeiro. Em tempos de pandemia seremos simples nos gestos de aniversário. Quis o Sr. D. Manuel Linda estar connosco. É com alegria que o acolheremos na Eucaristia do dia 13 de Junho pelas 19h00.
Porém, um dos pontos altos deste dia será a recolha do “Pão de Sto. António”, ou como também se diz o “Pão dos Pobres”. Em cada ano pastoral, a recolha dos alimentos acontece sempre, entre nós, em Novembro, num dos domingos da Quaresma e na celebração do nosso Padroeiro. Como vos recordais, foram as crianças e adolescentes da nossa catequese quem introduziu na comunidade o convite à comunhão com os que passam fome.
“Os pobres não podem esperar”, assim dizia D. António Francisco, de feliz memória, no dia da sua apresentação como Bispo do Porto. Vamos então fazer da partilha de bens com os pobres o nosso gesto eucarístico em dia de Festa. Como Jesus, de quem Sto. António foi Pregador da Palavra feita comunhão com os pobres.

P. José Baptista

Sem comentários: