quinta-feira, 10 de março de 2016

PEREGRINAÇÃO DOS FRÁGEIS

No próximo dia 17 de abril, vai ter lugar a Peregrinação dos Frágeis 2016, em Santa Maria da Feira (EUROPARQUE), organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde da Diocese do Porto. Nesse sentido, a Paróquia Santo António das Antas convida todas as famílias desta comunidade que tenham doentes em casa a “Viver a Peregrinação dos Frágeis como momento de Graça e de Misericórdia” a celebrar e a acolher!

As inscrições estão abertas até ao dia 23 de março! As inscrições podem ser feitas na secretaria da Igreja da Paróquia de Santo António das Antas ou no site da paróquia.

Para qualquer esclarecimento adicional, não deixe de contactar a secretaria da Igreja da Paróquia Santo António das Antas, Porto.

FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI





A celebração diocesana da peregrinação dos Frágeis terminou agora e correu bastante bem, com 10.000 a 12.000 pessoas. D. António Francisco foi surpreendido com um presente da Pastoral da Saúde em nome da Igreja do Porto.

(vídeo com mensagem do coordenador dos frágeis, Américo - Santa Maria da Feira | por: ARR)




TESTEMUNHO

NO TRILHO DOS FRÁGEIS!

Há uma frase atribuída a Gandhi, que provavelmente muitos conhecerão, que diz mais ou menos o seguinte: “O grau de evolução de uma sociedade pode ser medido pelo modo como essa sociedade cuida das suas crianças, dos seus idosos (…)”. Isto é, pela forma como a sociedade trata os mais frágeis e os que estão total ou parcialmente dependentes dos outros.

Quem trabalha em unidades hospitalares, muitas vezes, ouve dizer aos utentes internados que, em casa, não têm qualquer acompanhamento espiritual e religioso. Além disso, muitos são abandonados pelas famílias, nestas unidades, ficando à espera que alguma instituição social se digne acolhê-los. Nesse sentido, o “Papa Francisco sonha com uma Igreja que se assemelhe a um hospital de campanha que cuida dos mais frágeis (…)”.

No passado dia 17 de Abril em Santa Maria da Feira, o Europarque (Distrito de Aveiro , Diocese do Porto) foi palco da Peregrinação dos Frágeis, onde cerca de 10 000 pessoas de todas as classes sociais expuseram, sem constrangimentos, as fragilidades, comuns a todos, confrontando-se com as dos outros ou pela doença, ou pela muita idade ou ainda pela deficiência física ou mental.
Dirigindo-se diretamente aos idosos e doentes presentes no espaço do Europarque de Santa Maria da Feira, D. António Francisco, Bispo de Porto, que presidiu à Celebração da Missa, frisou: “Não sois esquecidos, sois amados, tendes um lugar especial”.

Também a Paróquia de Santo António das Antas, (Vigararia Porto Nascente), esteve representada por alguns elementos desta comunidade que deram testemunho de grande coragem com as suas presenças. Muitos se olharam no reflexo do espelho. Há sempre quem esteja muito pior!
Num momento de encontro com a Virgem Peregrina, Aquela que como Mãe acompanha cada um de nós, estes Peregrinos, sem queixumes, participaram na longa Celebração da Missa, com grande devoção e esperança no olhar. 

Maria da Luz

Sem comentários: