sábado, 11 de abril de 2020

Sábado Santo

Caros Paroquianos,

Partilhamos a sugestão do Senhor Padre Baptista para a Vigília Pascal de Sábado Santo, a ser vivida em família.

Sábado Santo

VIGÍLIA PASCAL

A vigília pascal é, de longe, a celebração mais rica do ano litúrgico. Rica em símbolos (fogo, luz, perfume, água), rica em textos (que condensam a história da salvação, da Criação até à Ressurreição de Jesus) e, sobretudo, em promessa: a promessa de que a morte e o mal serão vencidos. Nesta noite falamos da história humana e dos seus sonhos e percalços, mas falamos também da história íntima de Deus e do que a Trindade quer fazer em nós: dar-nos Vida.

Uma mesa, uma toalha branca, um arranjo de flores ou ramos verdes a adorná-la e uma cruz também com alguma flor, um recipiente com água. Também a(s) vela(s) baptismal(ais) do(s) membro(s) da casa. Que a sala esteja perfumada e haja um sino ou dois copos e dois talheres.

1. LITURGIA DA LUZ E PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA

À entrada da casa, com iluminação reduzida, a mãe (ou outra pessoa) segura na mão uma vela acesa que lembre o círio pascal. Pode ser a própria vela do Batismo (se a houver).

Convite à oração
O pai ou a mãe (ou outro membro da família): Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado! Celebremos a festa da Páscoa do Senhor.

Um outro membro (a mãe ou o pai, avô ou avó) pode pedir a bênção da casa: Abençoa, Senhor, a nossa casa, para que seja um lugar de amor e de acolhimento. Olha para a nossa família para que nela reine a paz. Vela por cada um de nós para que caminhemos sempre na verdade e na caridade. Aceita o nosso trabalho para que nos obtenha o pão de cada dia e seja um serviço aos irmãos. Abençoa-nos a todos para que cheguemos ao teu Reino. Ámen.

RITO DA LUZ
Um membro da família coloca a vela acesa no centro da mesa.

Alguém diz: Brilhe sempre em nós a luz de Cristo.
Todos: Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.

Acendem-se todas as luzes e toque-se a campainha (se não houver batem-se nos copos como se fossem sinos)

2. LITURGIA DA PALAVRA

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 28,1-10)

Leitor: Depois do sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o sepulcro. De repente, houve um grande terramoto: o Anjo do Senhor desceu do Céu e, aproximando-se, removeu a pedra do sepulcro e sentou-se sobre ela. O seu aspeto era como um relâmpago, e a sua túnica branca como a neve. Os guardas começaram a tremer de medo e ficaram como mortos. O Anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo; sei que procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver o lugar onde jazia. E ide depressa dizer aos discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis’. Era o que tinha para vos dizer». As mulheres afastaram-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e grande alegria, e correram a levar a notícia aos discípulos. Jesus saiu ao seu encontro e saudou-as. Elas aproximaram-se, abraçaram-Lhe os pés e prostraram-se diante d’Ele. Disse-lhes então Jesus: «Não temais. Ide avisar os meus irmãos que partam para a Galileia. Lá Me verão».

Breve pausa de silêncio. Pode fazer-se uma breve partilha

3. LITURGIA BATISMAL

TODOS À VOLTA DA ÁGUA

CREDO BATISMAL (SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS)

Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus;
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica;
na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados;
na ressurreição da carne; na vida eterna. Ámen.

Agora deixemo-nos tocar PELA ÁGUA: a família pode fazer um sinal da cruz na testa uns dos outros ou cada um a si mesmo, usando a água. Depois podem aspergir com a água outros lugares da casa.

4. REFEIÇÃO
Oração do Pai Nosso
Segue-se a refeição ou a partilha de algum doce em sinal da Alegria Pascal.

Sem comentários: