sexta-feira, 10 de abril de 2020

Sexta-feira santa

Caros Paroquianos,
Seguem as sugestões do Senhor Padre Baptista para a celebração, em casa e em família, da sexta-feira santa.

Logo que seja possível, enviaremos a sugestão para o sábado santo.
Relembramos que será transmitida da nossa Igreja a missa do Dia de Páscoa
link:ACESSO AO CANAL PARA A TRANSMISSÃO EM DIRETO https://www.youtube.com/channel/UCj7bJfiLdjUvL3eufC30SvA



SEXTA-FEIRA SANTA

O que celebramos neste dia?
Na sexta-feira santa acompanhamos Jesus até à Cruz. A leitura do evangelho segundo São João convida-nos a olhar este quadro para lá da violência e da dor. O que fascinou o evangelista foi o modo como Jesus encarou e viveu esses acontecimentos. A Cruz é um lugar de revelação onde Jesus-Deus mostra até que ponto ama a humanidade e quer estar unido a ela.

ANTES DE CELEBRAR, PREPARAR O ESPAÇO
Despir o altar e cobrir a cruz com um pano.
DURANTE A CELEBRAÇÃO DESCOBRIR A CRUZ
Paixão segundo S. João
N: Depois que crucificaram Jesus, os soldados repartiram a sua roupa em quatro partes, uma parte para cada soldado. Quanto à túnica, esta era tecida sem costura, em peça única de alto a baixo. Disseram então entre si:
R: Não vamos dividir a túnica. Tiremos a sorte para ver de quem será.
N: Assim se cumpria a escritura que diz: "Repartiram entre si as minhas vestes e lançaram sorte sobre a minha túnica". Assim procederam os soldados. Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe:
P: Mulher, este é o teu filho.
N: Depois disse ao discípulo:
P: Esta é a tua mãe.
N: Dessa hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a escritura se cumprisse até o fim, disse:
P: Tenho sede.
N: Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse:
P: Tudo está consumado.
N: E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Todos se ajoelham e ficam em silêncio
N: Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos". E outra escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram". Depois disso, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus - mas às escondidas, por medo dos judeus - pediu a Pilatos para tirar o corpo de Jesus. Pilatos consentiu. Então José veio tirar o corpo de Jesus. Chegou também Nicodemos, o mesmo que antes tinha ido de noite encontrar-se com Jesus. Levou uns trinta quilos de perfume feito de mirra e aloés. Então tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no, com os aromas, em faixas de linho, como os judeus costumam sepultar. No lugar onde Jesus, foi crucificado, havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Por causa da preparação da páscoa, e como o túmulo estava perto, foi ali que colocaram Jesus.

PARTILHA DA PALAVRA (texto do Cardeal D. José Tolentino Mendonça)
Olhemos, de novo, para as duas últimas palavras de Jesus, na narração do Evangelho de João que hoje lemos. A primeira: “Tenho sede”. A segunda: “Tudo está consumado”. De um certo ponto de vista, parecem afirmações que se anulam. Porque “Tenho sede” quer dizer que se está incompleto, que falta alguma coisa, que nos debatemos ainda com o desejo ardente de vida. “Tudo está consumado” quer dizer que se chegou à plenitude, que o destino se consumou. A nossa existência inscreve-se como um hífen, como um traço de união entre estas duas frases de Jesus. Jesus é o Mestre que nos ensina a realizar aquilo que somos, a realizar a nossa humanidade, como um projeto que se cumpre e não como uma promessa que fica por realizar.
Um pouco de silêncio a que se pode seguir….

UMA ORAÇÃO MAIS UNIVERSAL
Em família, escrever intenções pelos problemas do mundo e colocar as intenções sob a cruz que pode terminar com esta prece universal:
"Deus Todo-Poderoso sempre vivo,
apoio da nossa fraqueza humana,
olhai com compaixão sobre a condição triste dos seus filhos
que sofrem por causa desta pandemia;
aliviai a dor dos doentes,
dai força a quem cuida deles,
sede bem-vindo na Tua paz aqueles que morreram
e, ao longo deste tempo de tribulação,
concedei para que todos possamos encontrar conforto
no vosso amor misericordioso.
Através de Cristo, nosso Senhor. Ámen."

BREVE ADORAÇÃO À CRUZ
Um gesto de adoração feito ou com uma inclinação à Cruz ou uma genuflexão ou um leve toque.
Terminar com a oração do PAI NOSSO

Sem comentários: