sábado, 20 de março de 2021

5.º Domingo Quaresma 2021: A Aliança conjugal

 5.º Domingo: A Aliança conjugal



A 1.ª leitura deste Domingo oferece-nos um belíssimo texto, com o anúncio e a promessa da nova Aliança. A nova Aliança, prometida no livro de Jeremias (Jr 31,31-34), será gravada no coração. O coração novo é afinal a grande arca do tesouro: «Onde estiver o teu tesouro aí estará o teu coração» (Mt 6,21).
-
***********A caminho da Páscoa em família e com as famílias,
*************em comunhão com a COMUNIDADE.
Guião para celebrarem uma oração em família. Clique aqui:
……..MENSAGEM
O coração novo é afinal a grande arca do tesouro: «Onde estiver o teu tesouro aí estará o teu coração» (Mt 6,21).
convidados a aprofundar o significado da palavra Aliança e da sua íntima ligação ao Matrimónio… “Não esqueçamos que a Aliança de Deus com o seu povo se exprime como um desposório, e a nova Aliança é apresentada também como um matrimónio. E a partir daqui podemos refletir mais atentamente sobre o casamento como vocação cristã a exprimir o amor e a Aliança de Deus connosco.
................................SOMOS convidados a
Realizar a Liturgia Familiar proposta e/ou adaptada.
---Desenhar e colocar no cantinho da oração o coração da família, no qual podemos inscrever três qualidades de cada pessoa, na certeza de que «o homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom» (Lc 6,45).
---Construir umas Alianças e entregá-las ao casal ou a um casal amigo.
--Revisitar o álbum ou o filme do Matrimónio (se os houver).
---Meditar a 1.ª leitura e enriquecer a compreensão do significado das Alianças que trocaram entre si, ou doutros sinais que fazem parte do rito do Matrimónio (AL 216).
---Renovar os compromissos do Matrimónio (cf. Ritual do Matrimónio, n.º 277) e/ou a renovação das Alianças (Ritual do Matrimónio, n.º 279).
---Procurar a palavra Aliança na Exortação Apostólica Amoris laetitia

Sem comentários: