segunda-feira, 20 de junho de 2022

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

 A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa.



É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.
Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.
Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano, e a cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja. A próxima será em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade cristã. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
Nesta fase em particular, é dado destaque a dois momentos essenciais:
outubro de 2022 com a chegada dos símbolos da JMJ, cruz peregrina e ícone mariano, à diocese do Porto;
e julho de 2023 com os Dias na Diocese, na semana que antecede a JMJ, onde o Porto acolherá muitos daqueles que depois irão fazer a experiência da JMJ em Lisboa.
Em relação ao primeiro momento referido, os símbolos já se encontram em peregrinação por Portugal.
É com muita alegria que jovens portugueses já testemunham a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos que acompanham os jovens em todas as jornadas mundiais da juventude. Para marcar essa chegada à nossa Diocese, mês a mês vamos completando a cruz da JMJ Lisboa 2023 que se encontra no altar da nossa igreja. Temos também as t-shirts oficiais da JMJ 2023 já à venda na secretaria paroquial.
Seguimos juntos até à JMJ2023!
Qualquer assunto contactar: jmjantas@gmail.com

Sem comentários: